O QUE É?

São eventos mensais que acontecem na cidade para criar/aumentar oportunidades educativas e culturais para alunos, pais e toda comunidade. 

Os encontros são planejados e conduzidos por um Grupo Territorial, composto por familiares, comunidade escolar e pessoas do território. 

Alguns representantes deste grupo são elegidos para representar seu território no Grupo Gestor, que define temas e sugestões para nortear as ações educativas de Tremembé. 

BASES DO TEM

FAST – Famílias e Escolas Juntas

FAST® é um programa internacional que ajuda a criança e jovem a ter sucesso na escola por meio do fortalecimento do relacionamento com sua família.

O QUE É O FASTMAIS?

Depois da graduação, as famílias continuam a se reunir em encontros mensais, chamados FASTMAIS, organizados e conduzidos por pais graduados. Um momento de apoio entre famílias, onde todos podem praticar as habilidades positivas aprendidas durante o FAST. 

Ah! Os adultos realizam um grupo para conversar e pensar sobre os desafios do dia-a-dia da família e da comunidade, alcançando assim objetivos compartilhados.

VALORES FAST

Os pais são capazes de ser os principais professores e educadores de seus próprios filhos.

As famílias são centrais e fundamentais para o desempenho educacional das crianças.

Estresse e isolamento social diminuem a eficácia dos pais, já o apoio social aumenta a eficácia dos pais.

Os relacionamentos de confiança ajudam as famílias se conectarem a ajuda disponível na sociedade.

As políticas e práticas das organizações devem sempre apoiar e incluir os pais para melhorar o relacionamento entre pais e filhos, em vez de diminuir ou isolar os pais dos filhos.

As escolas devem ser acolhedoras para todas as famílias.

O abuso de álcool e drogas impede que as famílias sejam bem-sucedidas; a prevenção, a intervenção e o tratamento dos problemas do uso indevido de drogas aumentam a capacidade da família de obter sucesso.

A colaboração entre sistemas para atender às necessidades de todas as crianças é um processo necessário e importante.

Pobreza, racismo e sexismo afetam negativamente as crianças em seu desenvolvimento.

Todos os pais amam seus filhos e querem uma vida melhor para eles.

TREMEMBÉ COMO COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM

O projeto tinha a finalidade de transbordar os princípios da Aprendizagem Dialógica do programa Comunidade de Aprendizagem, que acontece em todas as escolas da Rede, para os espaços públicos e toda comunidade de Tremembé

Não sabe quais são os Princípios da Aprendizagem Dialógica? Veja abaixo:

1. DIÁLOGO IGUALITÁRIO 

2. INTELIGÊNCIA CULTURAL 

3. TRANSFORMAÇÃO

4. CRIAÇÃO DE SENTIDO

5. SOLIDARIEDADE

6. DIMENSÃO INSTRUMENTAL 

7. IGUALDADE DE DIFERENÇAS


CURRÍCULO DE TREMEMBÉ EDUCAÇÃO INTEGRAL

Todo indivíduo é multidimensional: suas dimensões física, emocional, social, intelectual e cultural são interdependentes, complementares e indissociáveis.  O Currículo da Rede de Tremembé é baseado nos saberes da Educação Integral!

É necessária uma conjunção de atores que apoiem e sustentem o desenvolvimento dos estudantes, considerando os Territórios em que vivem.

POTENCIAIS EDUCATIVOS DO TERRITÓRIO

 ●      Os agentes são pessoas, coletivos ou instituições (públicas ou privadas) que atuam direta ou indiretamente naquele local, modificando suas dinâmicas, gerando demandas ou realizando intervenções. Os agentes, se articulados, têm poder de transformar um território.

●      Os espaços são os ambientes (de fora e de dentro das edificações, das escolas, dos museus, entre outros) e os lugares (espaço físico dotado de significado, de identidade que atribui sentido e valor afetivo e social).●      As dinâmicas são os processos naturais e sociais que ocorrem no território: eventos climáticos, festas, rituais, deslocamentos, enfim, processos que caracterizam formas de uso do território.


TERRITÓRIOS EM 2020






TEM EM 2019

https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=AB0oZznCOhw&feature=emb_logo