As atividades tradicionais do Programa FAST também podem ser adaptadas em casa durante esse período de distanciamento social e quarentena. Todas essas atividades são baseadas em pesquisas e projetadas para aumentar o fortalecimento e o vínculo familiar. Convidamos você a compartilhar sua experiência de incorporar as atividades do FAST no seu dia-a-dia, juntamente com outras idéias ou sugestões que você possa ter, nas mídias sociais, usando a #FASTBrasil.


CHARADA DOS SENTIMENTOS

É muito importante compartilhar sentimentos dentro da família e fazer com que esses sentimentos sejam ouvidos, discutidos e compreendidos. Ao demonstrar sentimentos, estreitamos nossos laços e aumenta nossa auto-estima. O FAST oferece às famílias a oportunidade de se abrir e compartilhar sentimentos entre si.

Neste tempo de crise e incertezas é um momento muito importante para as famílias conversarem entre si sobre seus sentimentos e o que está acontecendo.

Crianças e jovens nem sempre expressam seus sentimentos de maneira espontânea. Seja paciente e observe as dicas de quando elas podem estar prontas. Participar de atividades que proporcionem um espaço seguro e incentive conversas sobre sentimentos pode ajudar as crianças a se abrirem.

Existem várias maneiras de adaptar a CHARADA DOS SENTIMENTOS em casa. Algumas sugestões incluem:

  • Faça com que todos na família se revezem, demonstrando um sentimento que estão experimentando enquanto outros membros da família adivinham. É como se jogássemos “Charada dos Sentimentos” durante uma sessão FAST, mas sem as cartas.
  • Em folhas de papel em branco, peça a cada membro da família que desenhe como está se sentindo. Isso pode ser dramatizado para os membros da família adivinharem.
  • Faça um conjunto de cartões de sentimentos. Faça duas cartas para cada sentimento, misture-as e coloque-a com a face para baixo. Os membros da família se revezam, virando duas cartas por vez, na tentativa de conseguir um par. Quando sair um par de cartas com o mesmo sentimento, a pessoa pode falar sobre um momento em que teve esse sentimento.
  • Diariamente, fique atento com as crianças. Ajude-os a colocar seus sentimentos em palavras e conversar. As crianças podem sentir medo e ansiedade sobre o que está acontecendo, devido à interrupção de suas rotinas normais.
  • O mais importante é continuar a conversar e dialogar sobre como você está se sentindo durante esse período de incerteza. Quanto mais conseguirmos que nossos filhos e nós mesmos identifiquemos e discutamos como nos sentimos, melhor estaremos.

BRINCADEIRA ESPECIAL

A Brincadeira Especial é um dos componentes mais importantes do Programa FAST. Ela ensina os pais a fornecer o tempo individual que seus filhos precisam. A Brincadeira Especial é aberta, sem direção e dirigida a crianças. Esta atividade ajuda os pais a se relacionarem com o filho na linguagem da criança. Brincadeira especial é uma ótima atividade para fazer com seu filho, principalmente agora. Com as crianças fora da escola e os pais em quarentena em casa, você têm uma ótima oportunidade para passar mais tempo juntos.

Materiais necessários para a Brincadeira Especial: os brinquedos da Brincadeira Especial são aqueles que não têm regras e não têm maneira correta ou incorreta de jogar. A Brincadeira Especial não requer brinquedos caros. Abaixo estão algumas sugestões sobre o que pode ser colocado em uma caixa de Brincadeira Especial. Trabalhe em conjunto para procurar itens pela casa. Isso pode ser divertido também!

Sugestões para o conteúdo da caixa de Brincadeira Especial: legos, peças de jogos aleatórios, ligue-ligue, dados, brinquedos empilháveis, tampas de garrafas de plástico, fitas, argila, blocos de vários tamanhos e formas, pedaços de papelão, palitos de picolé, limpador de cachimbo, palitos de madeira, fios, itens sensoriais (vários brinquedos texturizados), paus / folhas / pedras pequenas, fantoches de dedo, canudos, figuras de pequenos animais, carros / caminhões de caixa de fósforos, garfos ou colheres de plástico, porta copos, copos, bonecas de qualquer tipo.

Outras maneiras de executar a Brincadeira Especial: A Brincadeira Especial pode se formar de várias maneiras; novamente, não há maneira correta ou incorreta de jogar. No entanto, lembre-se de que os mesmos princípios se aplicam: a brincadeira deve ser conduzida pelas crianças, com um dos pais / adulto, e os pais / adultos não devem julgar ou mandar. Aqui estão algumas outras sugestões de como seria esse momento:

  • Leitura individual em conjunto
  • Faça um projeto de arte juntos
  • Cozinhar / assar juntos
  • Dar um passeio pelo quintal juntos
  • Brincar de faz-de-conta

MOMENTO DO COMPANHEIRO

O é um componente do FAST que se concentra no fortalecimento dos laços entre os pais, fornecendo uma oportunidade de conversa. O Momento do Companheiro também oferece aos adultos que são “pais solteiros” ou que têm um sistema de apoio social limitado a oportunidade de conversar pessoalmente com outro adulto. Durante períodos de crises e incertezas, é fundamental que os pais tenham a oportunidade de se relacionar com outro adulto. O Momento do Companheiro pode ser realizado em casa para ajudar os pais e oferecer uma oportunidade de se conectarem e apoiarem uns aos outros.

Maneiras de fazer o Momento do Companheiro dentro de casa:

  • Os pais reservam 15 minutos por dia, especificamente no momento em que não serão interrompidos, para fazerem o Momento do Companheiro. As regras permanecem as mesmas: cada pessoa tem 7,5 minutos para conversar enquanto a outra pessoa apenas escuta.
  • Os pais podem escolher um tema diferente para discutir a cada vez. As mesmas regras se aplicam (uma pessoa fala enquanto a outra escuta).
  • Os adultos que não tem outro adulto em casa podem combinar com um conhecido de conversarem uma vez por dia. O contato pode ser por telefone, internet ou videoconferência. O Momento do Companheiro ainda pode ocorrer aplicando as mesmas regras. Esta é uma ótima oportunidade para entrar em contato com outros pais do FAST que você conheça.
  • Entre em contato com outras pessoas da comunidade / família que também podem precisar de algum apoio durante esse período, como outros parentes ou pais da escola de seu filho. Aproveite esta oportunidade para se mostrar presente, contar um pouco como você está e oferecer apoio um ao outro.
  • A coisa mais importante neste momento de incertezas é permanecer conectado com os outros da maneira que for possível.

Frases de Reconhecimento

As Frases de Reconhecimento são importantes em todas as graduações do programa FAST. Essas frases são escritas para os pais pelos membros da equipe do FAST, para expressar as qualidades pessoais positivas dos pais que a equipe observou ao longo do programa. Os pais devem estar no poder, bem como melhorar e manter comportamentos parentais positivos. Durante períodos estressantes, é comum ter muitos pensamentos negativos em vez de positivos. Mas focar no negativo pode continuar causando estresse. As Frases de Reconhecimento ajudam a promover a crença de que uma perspectiva mental positiva pode diminuir o estresse. Este é um momento para dar uma pausa e focar nas coisas positivas que estão acontecendo ou que estão em nossas vidas no momento.

As Frases de Reconhecimento podem ser realizadas na sua casa nos próximos dias, dessas maneiras:

  • Todos os dias, os membros da família escrevem algo positivo sobre todos na família – algo que o membro da família fez ou disse que teve um impacto positivo em outra pessoa. Termine cada noite lendo as afirmações um para o outro.
  • Cada pessoa da família pode escrever para si mesma uma frase de reconhecimento, todos os dias. O que você fez para permanecer positivo neste dia? Você disse ou fez algo de bom para outra pessoa? Você pensou nos outros?
  • Os pais podem focar um no outro, escrever uma frase de reconhecimento e compartilhar. Foque nas coisas que não tem a ver com o papel de pai/mãe. Ele/ela apoiou você? Ele/ela fez algo especial para você naquele dia em particular? Ele/ela foi atencioso/a de outras maneiras?
  • As Frases de Reconhecimento podem ser escritas para aqueles que estão acima à frente de situações complexas neste momento difícil. Escreva frases de reconhecimento para profissionais da saúde, policiais, trabalhadores de supermercados, funcionários de restaurantes, etc. Encontre uma maneira de compartilhar essas frases de reconhecimento enquanto seguem as regras de distanciamento social.
  • A chave é focar nos aspectos positivos e expressar gratidão um pelo outro.

REFEIÇÃO EM FAMÍLIA

A Refeição em Família é um momento importante durante o FAST, não apenas para a família fazer uma refeição juntos a cada semana, mas também para cada família retribuir um pouco de si ao programa, preparando uma refeição para o grupo FAST uma vez durante as oito semanas de sessão. Muita pesquisa foi feita em apoio às famílias que comem juntas e no impacto positivo que isso tem no fortalecimento da unidade familiar e na construção da comunicação. Muitas famílias costumam ter oportunidades limitadas de fazer isso com a correria da vida cotidiana e horários agitados. Em um momento em que somos forçados a desacelerar e passar mais tempo com nossas famílias, o foco na refeição da família pode ser realizado com mais facilidade.

Algumas sugestões sobre como incorporar e fortalecer o tempo da Refeição em Família durante esse período são:

  • Separe um tempo razoável para realizar a Refeição em Família, onde todos estarão sentados juntos comendo a refeição preparada. Pode ser qualquer refeição durante o dia, mas verifique se há uma refeição quando todos se comprometem a ficar juntos.
  • Certifique-se de eliminar todas as distrações. Isso significa que não há telefones celulares, eletrônicos ou televisores ligados ou disponíveis durante esse período.
  • Os membros da família podem revezar-se entre si. Todos na família podem escrever um tópico que gostariam de discutir com a família durante a refeição. Escolha um cartão antes de cada refeição e discuta o tópico escolhido.
  • Alivie o clima, fazendo todos darem uma volta e contarem uma piada. O humor é um ótimo remédio.
  • Se as crianças estiverem estudando on-line, peça que compartilhem os destaques do que aprenderam naquele dia (semelhante a perguntar como foi o dia deles na escola). Com muitos pais trabalhando em casa, eles também podem compartilhar como foi o dia deles, pois isso também pode ser um desafio para eles.
  • O importante é sentar, fazer uma refeição e conectar-se um ao outro em uma conversa envolvente. Concentre-se no que é importante – sua família!

DESENHO A PARTIR DO RISCO

O Desenho a partir do risco é um jogo familiar de desenhar e conversar para todas as idades. É muito divertido! É uma maneira estruturada e respeitosa de construir a comunicação familiar. Durante as sessões do FAST, o desenho é feito na mesa da família e acontece em duas etapas. A primeira parte é desenhar uma imagem com base em um rabisco predeterminado, e a segunda parte é compartilhar o desenho com todos membros da família. Todos compartilham seu desenho. A adaptação do desenho a partir do risco para fazer em casa pode assumir muitas formas diferentes.

Aqui estão algumas sugestões:

  • O Desenho a partir do risco tradicional é feito com um rabisco comum em uma folha de papel. Usando um lápis, cada pessoa desenha uma figura a partir deste rabisco. Quando os desenhos são concluídos, cada membro da família compartilha seu desenho e outros membros da família podem fazer uma pergunta ou comentar sobre ele.
  • Se você já tem jogos em casa, como o Imagem e Ação, essa é uma boa adaptação e é semelhante ao desenhos tradicionais, pois permite que as famílias sejam criativas e compartilhem suas idéias e imaginações. Jogue o jogo juntos. Se você não tiver o jogo, poderá usar um pedaço de papel, fazer com que uma pessoa desenhe alguma coisa e peça que todos tentem adivinhar qual é o desenho. Escolha equipes e trabalhe juntos!
  • Faça um desenho em família. Uma pessoa começa desenhando algo no papel. Passe o papel para o próximo membro da família que adicionará algo à imagem. Continue passando até que todos os membros da família tenham adicionado à imagem. Exiba a obra de arte criada em conjunto como uma família.
  • A arte, sob qualquer forma, nos permite ser criativos e expressivos. Peça às crianças que desenhem ou criem uma forma de arte que expresse como estão se sentindo e depois conversem sobre isso. É uma boa maneira de as crianças expressarem seus medos e ansiedades em relação ao que está acontecendo no mundo.
  • O importante é trabalhar e criar juntos e se comunicar através de sua arte e expressões criativas.