O PROJETO

É um projeto baseado em um conjunto de Atuações Educativas de Êxito voltadas para a transformação educacional e social, que começa na escola, mas integra tudo o que está ao seu redor.

A partir de Aprendizagem Dialógica, da Participação Educativa da Comunidade e de Práticas Inclusivas, queremos atingir uma educação de êxito para todas as crianças e jovens que consigo ao mesmo tempo eficiência, equidade e coesão social.

Combinando ciência e esperança, o projeto visa a uma melhora relevante na para aprendizagem escolar em todas níveis, e também o desenvolvimento da convivência e de atitudes solidárias.


ORIGEM

Uma das principais causas pelas quais as escolas da atualidade não estão respondendo às necessidades reais dos alunos e aos desafios da sociedade atual é, precisamente, o fato de que muitas das práticas e estratégias utilizadas não são certificadas por teorias e ações reconhecidas cientificamente como eficazes e equitativas. Para mudar essa situação, a educação precisa basear-se no conhecimento acumulado pela comunidade científica internacional acerca das atuações educativas que asseguram o êxito dos alunos. 

Nos anos 1990, o Centro de Investigação em Teorias e Práticas de Superação de Desigualdades (CREA), da Universidade de Barcelona, com base no conhecimento acumulado pela comunidade científica internacional e em colaboração com os principais autores e autoras de diferentes disciplinas de todo o mundo, promoveu a implementação de Comunidades de Aprendizagem em escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.


BASE CIENTÍFICA

Toda a estruturação e conceito das Comunidades de Aprendizagem contam com uma base científica muito sólida, desenvolvida ao longo de mais de 30 anos de pesquisa – e envolvendo uma equipe com cerca de 70 estudiosos de diferentes países e diversos campos do conhecimento.

Seu alicerce conceitual está referendado pelas conclusões do Projeto Includ-ed – desenvolvido pela Comissão Europeia – justamente para identificar e analisar estratégias educacionais que superem desigualdades e melhorem os resultados de aprendizagem.

Essa análise levou à identificação de uma série de Atuações Educativas de Êxito – as práticas que comprovadamente dão resultado na educação, e que contam com o aval da comunidade científica internacional. A característica diferencial dessas Atuações Educativas de Êxito é o fato de serem universais: já demonstraram que dão certo nos mais diversos contextos.


RESULTADO

A igualdade de oportunidades deve levar, consequentemente, à igualdade de resultados. 

A Comunidade de Aprendizagem é assim: cria um clima de altas expectativas por parte de todos os envolvidos, transforma o contexto da aprendizagem e obtém os seguintes resultados:

• Melhora do desempenho acadêmico de todos os alunos. Melhora dos resultados acadêmicos dos alunos em todas as matérias. Um alto nível de aprendizagem é necessário para enfrentar as constantes mudanças características da sociedade do século 21.

• Diminuição radical nos índices de repetência e de abandono escolar.

• Melhora do clima e da convivência, minimizando a ocorrência de conflitos.

• Aumento do sentido e da qualidade da aprendizagem para toda a comunidade.

• Aumento da participação de todos: alunos, pais, professores, diretores de escola, fundações e entidades, órgãos públicos.

• Melhora das condições de vida: ampliando a inserção no mercado de trabalho, melhorando os níveis de saúde e a qualidade de moradia da comunidade.

Para se tornar uma Comunidade de Aprendizagem, a escola precisa passar por um processo de transformação e aplicar as Atuações Educativas de Êxito, que estão ancoradas nos princípios da Aprendizagem Dialógica.


C.A. EM TREMEMBÉ

TEXTO


Quero participar como voluntário no Comunidade de Aprendizagem. O que devo fazer?

Consulte as orientações sobre as atuações de voluntários na Rede de Ensino de Tremembé clicando no botão abaixo.