NINGUÉM EM CASA SEM APRENDER, PORQUE FAMÍLIAS E ESCOLAS ESTÃO JUNTAS!

EM QUE ACREDITAMOS?

A Rede Municipal de Tremembé sempre acreditou que era possível uma Educação de Excelência para nossos estudantes, e com isso apostou em numa concepção de Educação Dialógica e Integral, em que todos aprendemos juntos: professor, escola, estudante e família. Para nós, a escola não é uma instituição que visa apenas ensinar os alunos, mas sim formá-los, em todas as suas dimensões, para a vida.  No entanto, o que sempre foi claro para nós é que Educação não se faz sem a família, e disso não abrimos mão.

Desde 2013, abrimos os portões para a família e a comunidade, implantamos o Mais Educação, o FAST (Families and School Together) e Comunidade de Aprendizagem, além de outros programas, projetos e ações que nos permitiram estabelecer uma relação de confiança com vocês, nossas famílias. Os pais estão na escola, participando da vida do filho e, principalmente, construindo com a escola, a aprendizagem de cada estudante. Fomos para os territórios, por meio do TEM (Territórios Educativos em Movimento), conversamos, ouvimos, dialogamos, discutimos e transformamos. Não há uma escola em Tremembé que não tenha a presença, significativa, da família, e sabemos o quanto crescemos como Rede de Ensino e Comunidade. É nisso que acreditamos!

Agora, estamos enfrentando o momento mais delicado de nossa história e, mais uma vez, vamos nos apoiar, Escola e Família. A escola é um ambiente de aprendizagem dos estudantes e se esses estudantes estão em casa, é em casa que terão que aprender e é para isso que estamos aqui, para criar condições para que esse processo não pare.

Segundo a filosofia do FAST, Os pais são os principais e eternos educadores de seus filhos. Contamos com vocês para juntos, transformarmos tudo isso em uma grande oportunidade de nos tornarmos melhores, de enxergarmos potenciais até então escondidos, e sairmos dessa como uma comunidade fortalecida, solidária e que acredita no poder da união.

O QUE VAMOS FAZER?

COMO VAMOS FAZER?


FRENTES DO APRENDER

Criamos cinco frentes de trabalho para melhor direcionar nossas ações e chamamos de Frentes do Aprender, pois todas as frentes terão como foco a continuidade do processo de aprender dos nossos estudantes nesse período em que estiverem em casa.


1. Mobilização

Essa frente terá como foco mobilizar as comunidades para engajá-las no processo de co-responsabilização pela educação de nosso município, reunindo os pais parceiros, grupos dos territórios educativos, voluntários e outros agentes da comunidade para ouvir ideias e pensar em possibilidades de colaboração e envolvimento.

2. Plano de Comunicação

Essa frente se responsabilizará pela garantia de que a comunicação entre os grupos envolvidos nesse processo esteja funcionando:

  • Escola x família
  • Escola x comunidade x Professores x estudante
  • Acompanhar o funcionamento dos meios e instrumentos de comunicação (instrumentos imediatos, grupos de WhatsApp, Zoom, Moodle…)
  • Avaliar a eficácia do plano e levantar hipóteses de intervenção

3. Estudando em Casa

  • Essa frente tem um caráter mais pedagógico, porém com a missão de pensar formas de como trazer o currículo vivo, com atividades que façam sentido para o estudante, na perspectiva da condução dos pais e com a orientação do professor;
  • Garantir o cronograma de atividades/ações das aulas virtuais e do material pedagógico realizado pelos professores; 
  • Avaliar junto as equipes pedagógicas a eficácia e resultados das ações.

4- Troca de Saberes do Território

Essa frente tem uma missão incrível, de mobilizar os conhecimentos, habilidades, talentos individuais ou coletivos da comunidade e famílias, e a partir disso, incorporar nas ações desse plano de aprendizagens.

Propor que pessoas gravem vídeos, de suas casas, dando dicas que algo que sabem e queiram compartilhar. Exemplo: alguém da família que ensine uma receita tradicional da família, um vizinho que saiba tocar um violão, pessoas que conheçam uma lenda do bairro…

Orientar e incentivar que esse material seja compartilhado para todos para que possa somar no processo de aprendizagem proposto

5- Famílias em Rede

Vamos criar, com essa Frente, uma corrente pela aprendizagem com as famílias. Vamos acionar nossas famílias parceiras para que juntas consigamos nos conectar com todas as famílias da Rede. Entendemos que todos precisam ter acesso aos nossos planos e ninguém melhor do que as próprias famílias, que se conhecem, que são vizinhas, que são muitas vezes, parentes, para nos ajudar nesse acesso.